Empresários conhecem mudanças na JUCEMAT que facilitam abertura de novas empresas

Realizado pelo Sebrae em parceria com a Jucemat, o evento reuniu empresários, servidores, e interessados nesta quinta-feira (15).


Presidente da Jucemat, Gercimira Rezende. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A modernização do registro de empresas em Mato Grosso, e as mudanças no atendimento ao usuário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) foram apresentadas durante o Seminário Conectar e Simplificar Abertura de Empresas, que aconteceu nesta quinta-feira (15.08), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Conforme a presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, a Junta passou por uma mudança estrutural nos últimos anos, que possibilitou o registro automático de empresas, diversos procedimentos como baixa de empresas e certidões exclusivamente pela internet, e o rápido atendimento por meio de um chat online.

“A Junta completou 50 anos no ano passado com uma histórico de ser extremamente burocrática. Não foi uma tarefa fácil, mas com a nossa equipe, e com apoio do Sebrae, conseguimos quase zerar os atendimentos presenciais, prestando um atendimento rápido e fácil pela internet, o que melhorou muito para os empresários do interior do estado”, lembra a presidente.

Ela conta ainda que o objetivo é que a Jucemat seja uma facilitadora do empreendedorismo, utilizando mecanismos como a RedeSimples Digital, que integra o processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas entre diversos órgãos licenciadores.

“Com o chat atendemos cerca de 800 pessoas ao dia, de qualquer lugar do mundo. Agora estamos estudando implantar uma escola de treinamento para aprimorarmos ainda mais o conhecimento dos servidores para atenderem cada dia melhor”, explica sobre outra ferramenta que revolucionou o atendimento.

O tempo de espera para abertura de uma empresa em Mato Grosso, conforme levantamento da Jucemat, caiu de quase 90 dias para poucas horas. No último mês, cerca de 10% dos pedidos demoraram até 10 minutos para serem concluídos, 31% demoraram menos de uma hora, e 47% até 24 horas. Cerca de 5% dos processos foram solucionados no dia seguinte.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Sandro Rossi, ressaltou que a articulação entre o setor público, entidades privadas, e sociedade civil foi fundamental para a modernização da Jucemat, realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).

“Quando nós simplificamos processos e amadurecemos os processos internos damos oportunidade para aqueles que querem empreender, e tornamos o ambiente mais fácil para que o empreendedor possa crescer, gerar emprego e gerar renda”, explicou.


Presidente da Jucemat, Gercimira Rezende. Foto: Mayke Toscano

Seminário Conectar e Simplificar Abertura de Empresas

De iniciativa do Sebrae, em parceria com a Junta Comercial, o evento recebeu cerca de 150 empresários, servidores públicos, e interessados em empreender para tratar das inovações tanto na legislação, nas instituições, e no mercado, para facilitar a abertura de novos negócios.

O evento contou com duas palestras, entre elas uma sobre a chamada medida provisória da desburocratização (MP 881/2019) que prevê a dispensa de licenciamento e alvará de funcionamento para atividades de baixo risco, e prazo para resposta dos órgãos públicos aos processos de licenciamento. Quem falou sobre o tema foi o consultor do projeto Redesimples Digital, Alex Barbosa. A palestra show “Oportunidades de negócios em tempos de mudança – Inovação, tecnologia e atitude!”, foi proferida pelos ilusionistas Henry Vargas e Klauss Durães, e abordou os processos e agentes por trás das mudanças.