Jucemat realiza 45 mil atendimentos pela internet no primeiro semestre

Certidões e atualizações cadastrais também são serviços acessados de modo digital pelo portal da Jucemat

Foto do prédio da JUCEMAT à direita de sua fachada frontal
Fachada da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) - Foto por: Christiano Antonucci

No primeiro semestre deste ano, durante a pandemia do novo coronavírus, os atendimentos realizados pelo meio digital da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) atingiram a marca de 45.792, com uma média de cerca de 7 mil ao mês. Por meio do chat, disponível no site da instituição, é possível que o usuário seja atendido sem sair de casa.

A ferramenta substitui as filas presenciais, e as ligações, que antes da implementação da ferramenta, eram a principal forma de tirar dúvidas. O atendimento digital beneficia principalmente contadores e empresários do interior do estado, que antes teriam que telefonar, ou gastar tempo e recursos para se deslocar até a Capital.

De acordo com o Decreto Estadual nº 520, de 10 de junho de 2020, o chat está disponível entre as 8h e 13h, de segunda a sexta-feira, no site www.jucemat.mt.gov.br.

"Os atendimentos pela internet possibilitaram que o serviço continue sendo prestado com muita qualidade e empenho por parte dos servidores, de modo célere, em regime de teletrabalho, sem riscos de contágio com o coronavírus tanto para o servidor, quanto para o cidadão. Inclusive, as equipes estão atendendo um numero muito maior de pessoas do que seria possível por telefone, ou pessoalmente", observa a presidente da Jucemat, Gercimira Rezende.

A emissão de certidões das empresas que estão arquivadas na Jucemat também pode ser feita de modo 100% digital pelo portal de serviços. Foram geradas ao todo 30.940 certidões no semestre, das quais 21.067 foram emissão de certidão digital simplificada, que é um extrato de informações que espelha a situação atual da empresa de acordo com os atos arquivados.

O total de 5.967 certidões de inteiro teor, que é a fotocópia dos atos arquivados pela empresa na Junta Comercial, foram disponibilizadas através do download do arquivo digital. Foram emitidas ainda 3.173 certidões específicas, que é o extrato de informações particularizadas solicitadas para finalidade de comprovação de dados constantes de atos arquivados.

Como acessar as certidões digitais

O interessado  deve acessar o Portal de Serviços, cujo atalho está na capa do site da Jucemat, clicar em Serviços Web, fazer a solicitação e pagar o DAR (Documento de Arrecadação). Após o pagamento do DAR, será disponibilizado o download da certidão. 

Ao solicitar o serviço Certidão Web, a Jucemat disponibiliza ao interessado um protocolo que, após a compensação do pagamento, será utilizado para o download do arquivo.  
Registro automático

Registro automático

Também é possível abrir, ou encerrar uma empresa de forma rápida pela internet, por meio do site da Junta Comercial. Instituído em 2019, o registro automático possibilita que o cidadão possa dar entrada na abertura 24h por dia, todos os dias da semana, e não haverá espera para análise humana.

O CNPJ é emitido na hora para algumas categorias: firmas constituídas como Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada (Ltda), além de extinção de empresas.

Correção cadastral

Empresas também podem corrigir pela internet possíveis informações que estejam divergentes do cadastro da empresa, e os arquivos da empresa. A ferramenta de correção cadastral pode ser acessada pelo site da Jucemat, no campo "Serviços".

Na prática, informações como CEP, CNAE zerado, CNPJ zerado, datas de início de atividades e constituição da empresa inválidos, impedem o usuário de ingressar via sistema com novo ato de alteração. As divergências cadastrais podem ocorrer quando a empresa foi formalizada quando o registro ainda era realizado manualmente.

Saiba mais sobre os serviços digitais clicando aqui.

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