Jucemat recebe diretor de licenciamento de Boa Vista (RR) em visita técnica para implantação do convênio Redesim no município
A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) recebeu, entre os dias 1 e 3 deste mês, o diretor de licenciamento da Secretaria Municipal de Finanças de Boa Vista-RR, Rhauan Leal, para uma visita técnica. O objetivo da agenda foi apresentar o funcionamento do convênio Redesim e compartilhar práticas de integração já aplicadas em Mato Grosso, subsidiando a futura implantação do convênio no município.
A Junta Comercial de Roraima (Jucerr) já adotou o convênio Redesim no órgão. Em razão disso, a Jucerr, com o suporte da Jucemat, realizou uma formação, no mês de julho, sobre o convênio para os servidores da prefeitura de Boa Vista-RR atuantes na fiscalização e em outras áreas correlatas, explicando práticas de integração com os órgãos tributários e licenciadores do Estado. Foi a partir deste encontro que a prefeitura solicitou o processo de implantação do convênio.
Durante os três dias de programação, a equipe do Redesim que atua na Jucemat organizou formações e acompanhou o servidor em visitas a órgãos parceiros, como Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Finanças e a Vigilância Sanitária de Cuiabá. Nessas instituições, foi possível conhecer de perto os fluxos de trabalho integrados ao sistema e verificar soluções que simplificam o licenciamento e a emissão de alvarás.
O gerente de integração da Redesim na Junta Comercial, Rafael Vitaliano, ressaltou a importância dessa troca. “A Jucemat tem papel de destaque na implantação da Redesim em diversos Estados. Nossa missão é demonstrar que a integração entre órgãos simplifica procedimentos, garante linearidade nos processos e fortalece o ambiente de negócios. É um modelo que Boa Vista-RR poderá adaptar para otimizar seus fluxos de licenciamento e ampliar a eficiência do atendimento ao contribuinte”, afirmou.
Entre os exemplos apresentados pela Junta durante as visitas, destaca-se a emissão automática de alvarás de baixo risco em Várzea Grande-MT, cidade vizinha de Cuiabá-MT, que pode ser concluída em menos de oito minutos. Além disso, foram exibidos dados estatísticos de empresas beneficiadas pela desburocratização e a linha do tempo de integração com mais de 140 municípios mato-grossenses.
Rhauan Leal avaliou positivamente a experiência. “Retornamos a Boa Vista com soluções concretas para implementar melhorias no nosso fluxo de trabalho. A experiência da Jucemat mostra como a Redesim é uma aliada estratégica para desburocratizar processos e fortalecer a formalização da economia local”, disse.
De acordo com a Jucemat, a implantação de um convênio dessa natureza leva, em média, dez dias, com manutenções periódicas. A Redesim Conectada é uma ferramenta eficaz para a modernização do registro empresarial que assegura a cooperação entre Estados, promovendo mais agilidade e eficiência na abertura, alteração e baixa de empresas.