Baixar uma Cooperativa

O que é este serviço?

Arquivar o processo extinção da Cooperativa na Junta Comercial. Esta baixa ocorrerá também na Receita Federal do Brasil e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso, tanto para a sede quanto para as filiais, caso haja.

 

Etapas para a realização deste serviço

(tipo de atendimento: online)

 

Atendimento On-line

Etapas para obter o serviço 

Passo 1 - Acesse o portal de serviços da JUCEMAT, disponível neste link AQUI

Passo 2 - Acesse a opção Quero fechar minha empresa > Coletor RFB (DBE) 

Você será direcionado ao sistema Coletor Nacional da Receita Federal do Brasil. Nele, preencha o Documento Básico de Entrada com o CNPJ da entidade (matriz) e o evento 514 - Pedido de Baixa. 

Passo 3 - Aguarde a aprovação automatizada do DBE pelo sistema.

Passo 4 - Acesse o Integrador e selecione a natureza jurídica 2143 - COOPERATIVA ou 2330 - COOPERATIVAS DE CONSUMO e escolha o ato 007 - ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA para extinção por deliberação da sociedade ou o ato 310 - OUTROS DOCUMENTOS DE INTERESSE DA EMPRESA para extinção por determinação judicial. 

Desmarque a caixinha Possui DBE e/ou Viabilidade de Matriz e avance. Pesquise a sociedade na qual será arquivada a ata. 

Preencha os dados da sociedade e desse processo. 

Informe os dados do contabilista se estes forem solicitados para o seu processo. 

Finalize a FCN. 

Passo 5 - Clique para emitir a guia de pagamento pelo CNPJ da sociedade e o mesmo código do ato do passo 4. 

Passo 6 - Pague a guia e aguarde a conciliação bancária para prosseguir.

Passo 7 - Acesse o REGISTRO DIGITAL > Novo Registro. Informe o protocolo da FCN do Passo 4. 

Digite o número da guia de pagamento. Veja no campo 23 - INF. COMPLEMENTARES. Não digite caracteres especiais e nem zeros (0) à esquerda. 

Insira a ata de assembleia-geral extraordinária ou a decisão judicial como documento principal. 

Insira o DBE e outros documentos anexos se houver. 

Informe os assinantes do processo com nome, CPF e e-mail. Faça as assinaturas eletrônicas ou assine após o pré-deferimento da JUCEMAT. 

Passo 8 - Envie o processo digital para a JUCEMAT. 

Passo 9 - Aguarde a análise da documentação. A JUCEMAT enviará um e-mail sobre o resultado da análise, mas a todo momento, poderá consultar o protocolo no portal de serviços em Consultar Protocolo. Passo 10 - Baixe a documentação aprovada. Ela fica disponível por 30 dias.

 

Informações 

Exigências para realizar o serviço

Quais documentos preciso ter para realizar o serviço?

Documentos obrigatórios: 

1 - Comprovante de pagamento, que deverá ser apenas informado no requerimento eletrônico ao enviar o processo; 

2 - Documento Básico de Entrada - DBE, que deve ser inserido como anexo no registro digital; 

3 - Requerimento eletrônico - Capa, assinado eletronicamente pelo liquidante no registro digital; 

4 - Ata de Assembleia Geral Extraordinária que declare o encerramento da liquidação e a extinção da cooperativa, ou a decisão judicial de extinção com trânsito em julgado, quando ocorrer judicialmente; Documentos conforme o caso: 

5 - Procuração com poderes para requerer o registro caso o Requerimento eletrônico “Capa” seja assinado por procurador;

6 - Declaração de Veracidade do requerente, caso haja algum documento digitalizado de papel no registro digital. Veja um modelo aqui

7 - Declaração de Autenticidade do advogado ou contabilista da empresa, preenchida dentro do registro digital, caso haja documento digital neste local;

8 - Carteira de exercício ou certidão de regularidade profissional, se houver a Declaração de Autenticidade.

 

Quanto custa o serviço?

Por tipo de decisão: 

Ata de Assembleia Geral Extraordinária : R$ 406,00 (quatrocentos e seis reais). 

Decisão Judicial/Administrativa : R$126,00 (cento e vinte e seis reais).

 

Quem pode utilizar este serviço? 

Pessoa Física e Jurídica. 

 

Quanto tempo leva? 

5 dias úteis. 

 

Prioridade de Atendimento 

Por ordem de entrada da solicitação. 

 

Canais de Acesso 

Junta Comercial do Estado de Mato Grosso 

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3949, CPA, Cuiabá–MT, 78049-090 

Telefone: (65)3613-9500 

Atendimento pelo Chat: Clique AQUI, de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e 13h às 16h. 

 

Legislação 

Lei Federal n.° 8.934, de 1.994, artigo 32, item II, letra a; Lei Federal n.° 5.764, de 1.971; 

Decreto n.°1.800, de 1.996, artigo 32, item II, letra e; 

Instrução Normativa DREI n.º 81, de 2.020, anexo VI.