Atualização Assinaturas Avançadas

COM A ATUALIZAÇÃO DAS ASSINATURAS AVANÇADAS, PARA ASSINAR OS DOCUMENTOS É IMPORTANTE OBSERVAR:

1) O Código de segurança será enviado via SMS ou APP do GOV.BR. O Código NÃO será enviado para o e-mail cadastrado;

2) Não será mais exibida a informação de qual tipo do selo de confiabilidade o usuário utilizou para assinar o processo. Este controle do selo agora é de responsabilidade do ITI/GOV.BR

3) No termo de autenticação também não virá mais a informação do tipo do selo de confiabilidade utilizado para assinar o processo. Este controle do selo agora é de responsabilidade do ITI/GOV.BR

4) Nos termos do registro digital em que o usuário assinou ficará com o novo texto: Assinado utilizando assinaturas avançadas. Este controle do selo agora é de responsabilidade do ITI/GOV.BR

5) A função Selos de confiabilidade presente no Portal de Serviços direcionará o requerente para a página do gov.br para que possa ter acesso a todas as informações relacionadas aos selos de confiabilidade;

6) CASO O USUÁRIO NÃO RECEBA O CÓDIGO: a) Verificar se o usuário que tem o aplicativo gov.br instalado (com as notificações habilitadas); b) Reinstalar o aplicativo do gov.br e habilitar as notificações; c) O usuário que não tem o aplicativo recebe o código via SMS, no número do celular informado na conta gov.br. Conferir na conta do gov.br o número do celular cadastrado.

 

Guia rápido para assinatura qualificada. (Assinatura com Certificado Digital)

Obs.: Para o procedimento de assinatura qualificada, o usuário deverá possuir certificado digital válido e Sistema Operacional Windows. Os tipos de certificados aceitos são somente E-CPF, nas modalidades A1 e A3. Não será possível utilizar certificados em nuvem. A assinatura com certificado digital estará disponível apenas para a assinatura de processos.

1 - Clique no botão Assinar com Certificado Digital.

2 - Realize o download do arquivo executável (assinador) para realizar a assinatura.

 

3 - Execute o assinador e selecione seu Certificado Digital.

4 - Após selecionar o certificado, clique em Assinar Documentos.

5 - Insira o PIN do seu certificado e clique em OK.

6 - O sistema irá apresentar uma mensagem confirmando que o documento foi assinado.

7 - A página será atualizada e ficará marcado como "SIM", confirmando que ocorreu tudo certo com a assinatura.